"Fire and Fury: Inside the Trump White House" é o título do polémico livro escrito por Michael Wolff.
Segundo a BBC, o livro baseia-se em 200 entrevistas e o escritor rejeita as acusações de Donald Trump sobre a obra ser "falsa" e "cheia de mentiras". O Presidente norte-americano chegou mesmo a negar que tinha falado com Michael Wolff, algo que o escritor desmentiu numa entrevista ao programa da NBC, Today, dizendo que tinham falado durante três horas.
Apesar da contestação do líder norte-americano, o livro já está à venda e pode ser encontrado na Amazon.
Os advogados de Donald Trump tentaram parar a publicação do livro, defendendo que continha muitas mentiras e que servia apenas para difamação.
Como era de esperar, o próprio Presidente recorreu ao Twitter, esta sexta-feira, para dizer que o "livro falso" estava a ser empurrado pelos media e por outras pessoas só para o prejudicar.
"Eles deviam tentar ganhar uma eleição. Triste!"
Michael Wolff disse que os funcionários da Casa Branca descreviam o Presidente como uma criança, porque "ele tem a necessidade de receber gratificação imediata. É tudo à cerca dele... Este homem não lê, não ouve. É como uma pinball a atirar para os lados."
O que diz o livro
"Fire and Fury: Inside the Trump White House" cita o ex-conselheiro Steve Bannon, que descreveu um encontro na Torre Trump, em Nova Iorque, entre um advogado russo e oficiais da campanha de Trump, que incluíam o filho Donald Jr., como "traiçoeiro".
Mas há outras declarações no livro, tais como:
- A equipa Trump ficou chocada e aterrorizada pela sua eleição;
- A sua mulher, Melania Trump, estava em lágrima de tristeza na noite da eleição;
- Donald Trump ficou irritado que várias pessoas conhecidas tenham recusado participar na sua inauguração;
- O Presidente "achou a Casa Branca incómoda e até um pouco assustadora";
- A sua filha, Ivanka Trump, tinha um plano com o marido, Jared Kushner, que ela seria a "primeira mulher a tornar-se Presidente";
- Ivanka Trump costumava gozar com o penteado do seu pai e muitas vezes "descrevia a mecânica por trás aos seus amigos".
O que diz a Casa Branca sobre o livro
Donald Trump ameaça processar judicialmente o ex-conselheiro Steve Bannon, que fez revelações explosivas sobre os bastidores da Casa Branca. Esta semana a Casa Branca divulgou um comunicado em que Trump diz que Bannon perdeu a cabeça depois de ser demitido.