No estado indiano de Kerala, os fortes ventos e as chuvas causaram nove mortos e os 35 pescadores que foram para o mar durante o ciclone permanecem desaparecidos, disse este sábado à Efe fonte do Departamento de Gestão de Desastres de Kerala.
A mesma fonte, que pediu anonimato, adiantou que as autoridades têm em curso operações de resgate para localizar os pescadores e pelo menos 607 pessoas foram evacuadas e estão em acampamentos de emergência.
Além disso, outras nove pessoas morreram no estado vizinho de Tamil Nadu, onde cerca de 1.600 cidadãos tiveram de ser retirados, disse também à Efe o subcomissário da Autoridade Estatal de Gestão de Desastres de Tamil Nadu, N. Suresh.
A situação agora está "sob controlo" na região e "não há problemas, já que o ciclone se está a afastar", afirmou Suresh.
Às 14:30 locais (9:00 em Lisboa), o Ockhi estava sobre as ilhas Lakshadweep e o Mar Arábico, a sudoeste da Índia, que continua sob alerta vermelho depois de o ciclone se ter intensificado este sábado para "muito severo".
De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, à hora de referência os ventos sopravam a 10 quilómetro por hora e espera-se que perca força a partir desta noite.
No Sri Lanka, onde centenas de pessoas tiveram de ser retiradas, o Ockhi causou pelo menos 11 mortos e cinco desaparecidos.
Lusa