O pequeno planeta Ross 128b orbita em redor de uma estrela na constelação de Virgem, a "apenas" 11 anos-luz do nosso sistema solar - cada ano-luz equivale a 9460 mil milhões de quilómetros.
Tem uma massa semelhante à da Terra e uma temperatura temperada, características compatíveis com a possibilidade da presença de água em estado líquido, indispensável para a existência de vida tal como a conhecemos.
"Ross 128b está muito próximo, o que nos permite vê-lo com o telescópio E-ELT que deverá estar cosntruído em 2025", disse à AFP o astrónomo Xavier Bonfils, da Universidade de Grenoble.
A equipa de Xavier Bonfils aguarda com impaciência que este telescópio gigante europeu entre em funcionamento. O E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO está a ser construído no Chile e vai permitir estudar os exoplanetas mais próximos, como o Ross 128b ou o Proxima b.
Milhares de exoplanetas foram detetados nos últimos anos, mas apenas uns 50 são considerados como boas hipóteses para albergarem vida.