Num momento em que se discutem mudanças nessa área e que os republicanos querem deitar abaixo o Obamacare, no New York Post Kimmel foi acusado de dizer "mentiras obscenas" e no The Washington Times foi chamado de "elitista", cita o britânico The Independent.
Agora, o comediante veio pedir "desculpa" no seu "Jimmy Kimmel Live": "gostaria de pedir desculpas por dizer que as crianças na América devem ter cuidados de saúde. Isso foi insensível, foi ofensivo, e espero que encontrem no vosso coração espaço para me perdoarem."
Apelidado de "elitista de Hollywood", partilhou ainda algumas histórias de infância: "Quando era criança o leite que bebia era em pó porque não tínhamos dinheiro para comprar o leite líquido e o sumo de laranja era daquele congelado. O meu pai, nas raras vezes que íamos viajar, escondia o cão no quarto do motel pois não havia dinheiro para pagar as taxas por causa de um animal."
Após o monólogo, Jimmy Kimmel falou com o senador republicano Bill Cassidy, que explicou como funcionam os seguros de saúde nos EUA e como se tem acesso aos mesmos. Por fim, Kimmel afirmou que não deviam ser negados seguros de saúde a nenhuma família norte-americana.