Durante a campanha eleitoral, Donald Trump prometeu aumentar a frota dos Estados Unidos para 350 navios e submarinos nos próximos anos. Atualmente, a frota da Marinha norte-americana é de 274 barcos. Donald Trump prometeu aumentar também o número de aviões de combate e o número de soldados no Exército.
Os republicanos acreditam que, após a diminuição dos orçamentos destinados ao setor da defesa durante a administração de Barack Obama e do desgaste das guerras no Iraque e no Afeganistão, os militares dos Estados Unidos precisam de um grande investimento para recuperar a superioridade militar. "Acho que temos de fazer um 'upgrade' depois de muitos anos de uso intensivo do nosso equipamento", disse, durante a audiência no Senado, James Mattis.
Estrategas norte-americanos também têm manifestado preocupação com os investimentos feitos pelos russos e os chineses para modernizar os seus setores da defesa.
Apesar do orçamento para a Defesa ter diminuído com a administração de Barack Obama, os gastos militares nos Estados Unidos rondam os 3,3% do Produto Interno Bruto e representam um valor três vezes superior ao da China, segunda potência militar, e da Rússia, segundo dados do SIPRI, instituto sueco de referência na área.
Lusa