Mundo

China aberta à "comunicação com a Grécia" mas sem falar da visita de Tsipras

A China mostrou-se hoje disposta a "explorar continuamente possibilidades de cooperação e comunicação com a Grécia a diferentes níveis", mas escusou-se a pronunciar-se acerca da anunciada visita ao país do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Reuters
"Neste momento, não tenho informação quanto aos detalhes da visita", disse a porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying.

 O gabinete de Tsipras anunciou na quarta-feira que o primeiro-ministro chinês, Li Kegiang, telefonou ao homólogo grego para o felicitar pela vitória nas eleições de 25 de janeiro e para o convidar a visitar a China.

"Valorizamos a nossa tradicional amizade com a Grécia e estamos dispostos a elevar a nossa cooperação a um patamar mais alto", salientou a porta-voz do MNE chinês, numa referência à "conversa telefónica" entre os chefes de governo dos dois países.

A "conversa" ocorreu na quarta-feira à tarde, "a pedido do primeiro-ministro grego", precisou.  

Li Kiqiang disse ao homólogo grego que "a cooperação bilateral tem grande potencial" e que a Grécia pode ser "uma importante ponte entre a China e a Europa", adiantou a porta-voz.
Últimas