Ministro britânico diz que desacordo sobre a Grécia ameaça economia mundial
O desacordo entre a Grécia e a zona euro representa "a maior ameaça à economia mundial", declarou hoje o ministro das Finanças britânico, George Osborne, após uma reunião com o seu homólogo grego, Yanis Varoufakis.
"Este desacordo entre a Grécia e a zona euro representa a maior ameaça à economia mundial e é igualmente uma ameaça crescente para a Grã-Bretanha", disse Osborne, numa declaração no canal televisivo Sky News.
"Disse ao ministro das Finanças grego que todas as partes devem agir com responsabilidade, mas também é preciso que a zona euro adote um plano melhor para o emprego e crescimento", prosseguiu.
"Na Europa, tal como no Reino Unido, temos de nos certificar de escolher a competência e não o caos", acrescentou.
Varoufakis, ministro do Governo grego formado após a vitória do Syriza nas eleições de 25 de janeiro, não fez qualquer declaração.
O ministro, que tem defendido a renegociação da dívida grega e a rutura com a austeridade, deslocou-se no domingo a Paris e estará na terça-feira em Roma.
"É precioso ter um aliado importante como o Reino Unido na União Europeia, em particular para alguém como Varoufakis que gosta bastante deste país", indicou o seu porta-voz citado pela AFP.
O ministro grego deve reunir-se ao final da tarde com uma centena de representantes do setor financeiro, banqueiros e investidores, num encontro organizado na City pelo Bank of America Merrill Lynch.
"Estaremos em condições de honrar a dívida grega de forma a que não haja efeitos negativos para os detentores privados de obrigações", sublinhou o porta-voz.
"Estamos muito abertos ao investimento", acrescentou.
Lusa
Relacionados
Últimas