Mundo

Cavaco Silva em Seul para visita oficial 

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva,  chegou hoje a Seul, capital da República da Coreia, onde inicia domingo  uma visita oficial de dois dias.  

2008 - Numa declaração que abriu os noticiários das televisões, o Presidente da República, Cavaco Silva, alerta para a possibilidade de o novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores colocar em causa a separação de poderes e as competências dos órgãos de soberania consagrados na Constituição
Miguel Angel Morenatti

O avião que transportou o chefe de Estado português e comitiva, num  voo comercial, aterrou cerca das 17:00 em Seul (9:00 em Lisboa). Durante  o resto do dia de hoje o Presidente não tem agenda pública. 

A visita oficial à Coreia do Sul, que decorre no domingo e na segunda-feira,  é a primeira de um chefe de Estado português e terá uma componente fortemente  económica.  

Cavaco Silva é recebido no Aeroporto Internacional de Incheon pelo vice-ministro  dos Negócios Estrangeiros. 

Da agenda de Cavaco Silva constam um encontro com a Presidente da República  da Coreia, Park Geun-hye, um pequeno-almoço com administradores de grandes  empresas sul-coreanas e a abertura de um seminário económico luso-coreano.  O Presidente vai ainda encontrar-se com membros da comunidade portuguesa.

A comitiva é integrada pela mulher do Presidente, Maria Cavaco Silva,  por membros do Governo - secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros  e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias,  e do Ensino Superior, José Ferreira Gomes - e pelo presidente da AICEP,  Miguel Frasquilho. 

Acompanham ainda a delegação portuguesa responsáveis de 17 empresas  portuguesas e representantes de universidades nacionais.     

 

    Lusa

 

Últimas