Biden, que falava para um grupo de parlamentares em Kiev, entre os quais vários candidatos às presidenciais de 25 de maio, afirmou que essa eleição "pode ser a mais importante da história da Ucrânia".
"Vocês estão confrontados com problemas muito difíceis e, posso mesmo dizer, ameaças humilhantes. Mas a oportunidade de criar uma Ucrânia unida está ao alcance", disse.
"Quero que fique claro que não pretendemos ter todas as respostas, mas que queremos estar ao vosso lado", acrescentou.
Joe Biden, em Kiev desde segunda-feira, esteve reunido com o presidente interino, Oleksandr Turchinov, e com o primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk.
O vice-presidente norte-americano afirmou também que os Estados Unidos estão preparados para ajudar economicamente a Ucrânia, em profunda recessão.
As novas autoridades da Ucrânia, no poder desde o afastamento do presidente pró-russo Viktor Ianukovich, confrontam-se com uma vaga de contestação nas regiões do leste e sudeste da Ucrânia, na origem da anexação da península da Crimeia pela Rússia e, nas últimas semanas, da ocupação de edifícios governamentais por forças pró-russas em várias cidades.