"A exigência dos Estados Unidos de que as armas químicas passem para o controlo internacional em duas ou três semanas simplesmente não é profissional", disse Pouchkov no dia em que Washington e Moscovo entram no terceiro dia de conversações sobre a Síria.
O mesmo deputado lembrou que na Síria "há pelo menos 42 locais de armazenagem destas armas, algumas das quais se encontram em zonas de combate".
Altos responsáveis norte-americanos indicaram na sexta-feira que os EUA estimam demorar duas ou três semanas a perceber se é viável a iniciativa russa de colocar as armas químicas sírias sob controlo internacional.
Na terça-feira, o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou ter pedido ao congresso que suspendesse a discussão de uma resolução sobre uma intervenção militar na Síria e aceitou dar uma hipótese à diplomacia, enquanto os Russos, aliados do regime de Bashar al-Assad, propuseram colocar o arsenal químico sírio sob controlo internacional para ser destruído.
Os chefes das diplomacias russa e norte-americana, Serguei Lavrov e John Kerry, reúnem-se hoje, pelo terceiro dia consecutivo, para delinear um plano de controlo do arsenal químico sírio.
De acordo com as Nações Unidas, o conflito na Síria - em que a contestação popular ao regime degenerou em guerra civil - fez mais de 100 mil mortos desde 2011 e perto de dois milhões de refugiados, que têm sido acolhidos sobretudo na Jordânia, Turquia e Líbano.
Lusa