Meteorologia

"Gritava a pedir ajuda mas ninguém podia fazer nada": corrente arrastou e inundou tudo por onde passou no Texas

O balanço de vítimas mortais continua a aumentar após cheias no Texas. Entre elas mais de 30 crianças. Os serviços meteorológicos norte-americanos dizem que a chuva intensa vai continuar nos próximos dias. As autoridades locais emitiram um alerta porque o perigo de cheias mantém-se.

Teresa Canto Noronha

Subiu para mais de 80 o número de mortos nas cheias no Texas. Entre as vítimas estão quase 30 crianças. O exército dos Estados Unidos foi chamado para ajudar nas operações de buscas e limpeza.

As imagens aceleradas mostram o quanto as águas do rio Guadalupe subiram em poucos minutos. Em menos de uma hora já tinham ultrapassado os 8 metros acima do normal.

A corrente arrastou e inundou tudo o que estava em redor.

O balanço de vítimas mortais continua a aumentar à medida que as equipas de buscas vão conseguindo chegar aos locais que a cheia escondeu e que agora, com o rio a voltar à normalidade, mostram uma tragédia ainda maior.

"O mais difícil foi ver um rapaz que começou a flutuar rio abaixo e que gritava a pedir ajuda. Mas naquela altura ninguém podia fazer nada. Estava prestes a saltar e o meu marido teve de me segurar. Disse-me: 'Também vais ser arrastada e não há nada que possas fazer se te atirares'. (...). Felizmente ele tinha sido salvo".

Há ainda dezenas de desaparecidos.

Entre os mortos, quase 30 são crianças que estavam num acampamento de férias que ficou completamente destruído.

O exército está a colaborar e, nas últimas horas, os militares conseguiram resgatar algumas das jovens que ainda estavam no campo, sem conseguirem sair.

Donald Trump, que já prometeu ajuda federal ao governador do Texas, deverá visitar a região no final desta semana.

Os serviços meteorológicos norte-americanos dizem que a chuva intensa vai continuar nos próximos dias no Texas e as autoridades locais emitiram um alerta porque o perigo de cheias mantém-se.

Últimas