É um regresso ao inverno em plena primavera. A chuva regressou e deverá manter-se até depois da Páscoa em todo o país. Mas há boas notícias: ainda que a semana tenha começado com temperaturas mais baixas, a previsão é que comecem a subir durante o fim de semana.
"Será uma semana com instabilidade, portanto, será uma semana com precipitação. Será mais frequente e mais intensa no Norte e Centro, mas deverá ocorrer um pouco por todo o território. E, portanto, teremos uma semana com temperaturas um pouco abaixo da média, com o vento por vezes forte, em especial nas terras altas e no litoral", explica Pedro Sousa, meteorologista do IPMA.
Consequências da passagem de mais uma superfície frontal fria, que pode manter-se até à Páscoa se nada mudar até lá.
As previsões apontam para mais chuva durante os próximos dias.
Em sentido contrário, depois de descerem, a partir de quinta-feira as temperaturas voltam a subir, principalmente a sul do país, com as máximas a chegarem aos 20 graus.
Excluídos não estão fenómenos extremos, como o deste fim de semana, que afetou principalmente as zonas de Odivelas e Loures.
Duarte Costa, especialista em alterações climáticas, explica que uma "célula de chuva ficou estacionada no mesmo lugar": muita água num território vulnerável.
A dificuldade desta previsão exige medidas para proteger as populações.
Este inverno exigente deixou claro que os fenómenos extremos deverão aumentar. O mês de março foi o quinto com mais chuva desde o ano 2000 e em abril parece manter-se a tendência.