Esta semana vai ser de chuva intensa e descida das temperaturas. Até terça-feira, seis distritos, principalmente do Norte do país, vão estar sob aviso amarelo por causa da previsão de precipitação e vento fortes. Também o arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma tempestade tropical.
A semana arranca com o outono a fazer-se sentir em vários distritos. A partir desta terça-feira, a chuva vai cair com intensidade. O mau tempo vai pintar de cinzento o céu no Norte e Centro do país.
Viana, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real podem contar com aguaceiros e com rajadas de vento a chegar aos 110km/h.
O agravamento do tempo deve-se ao furacão Kirk, que já está nos Açores e vai seguir viagem para a Península Ibérica.
"A passagem vai provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de dia 8 e dá lugar a um novo aviso", diz Alexandra Fonseca, do IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere, de acordo com a mais recente informação do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), que o Kirk, um "sistema poderoso e potencialmente perigoso", deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica.
As temperaturas vão descer ligeiramente, entre 2 a 3 graus.
O IPMA alerta para um agravamento da agitação marítima.
"Está prevista chegar com ondas superiores a quatro metros. Emite-se o aviso amarelo a partir da tarde de dia 8. Há-de passar a nível laranja durante o dia 9. Portanto, são ondas que podem ter uma altura significativa de 5 a 7 metros", refere Alexandra Fonseca.
No comunicado, o IPMA acrescenta que as ondas podem atingir 12 metros de altura, o que "potencia impactos na orla costeira".
Após a passagem da tempestade tropical, prevê-se que o mau do tempo acalme e dê tréguas já na próxima semana.
Aviso vermelho nos Açores com ondas que podem chegar aos 19 metros
Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde do dia de hoje".
Estão previstas "rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental".
No grupo Central, de acordo com a delegação dos Açores do IPMA, "são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)".
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas "que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)".
Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.
As ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa também estão sob aviso amarelo por "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada", das 15:00 de hoje às 06:00 de terça-feira e, devido ao vento, entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira.
Com Lusa