Meteorologia

Ciclone Kirk traz chuva intensa, vento forte e descida de temperatura

Além da chuva, seis distritos de Portugal Continental vão ter rajadas de vento que podem chegar aos 110 km/h. Já nos Açores, as ilhas do grupo Ocidental estão sob aviso vermelho devido às ondas, que podem chegar aos 19 metros de altura.

Kathleen Araújo

António Soares

SIC Notícias

Esta semana vai ser de chuva intensa e descida das temperaturas. Até terça-feira, seis distritos, principalmente do Norte do país, vão estar sob aviso amarelo por causa da previsão de precipitação e vento fortes. Também o arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma tempestade tropical.

A semana arranca com o outono a fazer-se sentir em vários distritos. A partir desta terça-feira, a chuva vai cair com intensidade. O mau tempo vai pintar de cinzento o céu no Norte e Centro do país.

Viana, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real podem contar com aguaceiros e com rajadas de vento a chegar aos 110km/h.

O agravamento do tempo deve-se ao furacão Kirk, que já está nos Açores e vai seguir viagem para a Península Ibérica.

"A passagem vai provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de dia 8 e dá lugar a um novo aviso", diz Alexandra Fonseca, do IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere, de acordo com a mais recente informação do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), que o Kirk, um "sistema poderoso e potencialmente perigoso", deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica.

As temperaturas vão descer ligeiramente, entre 2 a 3 graus.

O IPMA alerta para um agravamento da agitação marítima.

"Está prevista chegar com ondas superiores a quatro metros. Emite-se o aviso amarelo a partir da tarde de dia 8. Há-de passar a nível laranja durante o dia 9. Portanto, são ondas que podem ter uma altura significativa de 5 a 7 metros", refere Alexandra Fonseca.

No comunicado, o IPMA acrescenta que as ondas podem atingir 12 metros de altura, o que "potencia impactos na orla costeira".

Após a passagem da tempestade tropical, prevê-se que o mau do tempo acalme e dê tréguas já na próxima semana.

Aviso vermelho nos Açores com ondas que podem chegar aos 19 metros

Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde do dia de hoje".

Estão previstas "rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental".

No grupo Central, de acordo com a delegação dos Açores do IPMA, "são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)".

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas "que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)".

Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.

As ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa também estão sob aviso amarelo por "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada", das 15:00 de hoje às 06:00 de terça-feira e, devido ao vento, entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira.

Com Lusa

Últimas