Meteorologia

É preciso recuar 78 anos para encontrar um mês de abril tão quente

Na última semana, há regiões do país que tiveram as temperaturas mais elevadas de que há registo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz mesmo que foi o abril mais quente de sempre. Em Mora, no Alentejo, a máxima ultrapassou os 36ºC, valor que não se verificava há 78 anos.

Canva

SIC Notícias

As temperaturas no mês de abril foram as mais altas de sempre em alguns locais do país. Foi o caso da freguesia de Pinhão, em Vila Real, onde os termómetros chegaram aos 36ºC, o valor mais elevado desde abril de 1945. O mesmo aconteceu em outras regiões do sul do país.

“Regiões do interior a sul do Tejo são valores que estão acima da media não 5 mas 10 ou 15 graus acima da média, isto é completamente anómalo, principalmente por termos vários dias seguidos em que isto acontece”, explicou a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Mora, no Alentejo, a temperatura máxima ultrapassou os 36ºC, algo que já não se verificava há 78 anos. “Estou convencida de que quando se fizer a média deste mês é muito provável que tenhamos o abril mais quente de sempre, desde que há registos”, admite.

Os termómetros subiram em quase todo o país. Na Amareleja, em Beja, a temperatura foi de 36,7ºC. Em Neves Corvo, em Castro Verde, ultrapassou os 36ºC, assim como em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal. Em Alvalade/Sado, em Santiago do Cacém, a temperatura foi superior a 36ºC.

45% das estações da rede do IPMA atingiram extremos esta quinta-feira. "Um abril muito quente, em que se registaram basicamente três ondas de calor em grande parte das estações do IPMA", revelou.

As temperaturas descem durante o fim de semana, mas voltam subir a partir do próximo domingo.

Últimas