As temperaturas no mês de abril foram as mais altas de sempre em alguns locais do país. Foi o caso da freguesia de Pinhão, em Vila Real, onde os termómetros chegaram aos 36ºC, o valor mais elevado desde abril de 1945. O mesmo aconteceu em outras regiões do sul do país.
“Regiões do interior a sul do Tejo são valores que estão acima da media não 5 mas 10 ou 15 graus acima da média, isto é completamente anómalo, principalmente por termos vários dias seguidos em que isto acontece”, explicou a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Mora, no Alentejo, a temperatura máxima ultrapassou os 36ºC, algo que já não se verificava há 78 anos. “Estou convencida de que quando se fizer a média deste mês é muito provável que tenhamos o abril mais quente de sempre, desde que há registos”, admite.
Os termómetros subiram em quase todo o país. Na Amareleja, em Beja, a temperatura foi de 36,7ºC. Em Neves Corvo, em Castro Verde, ultrapassou os 36ºC, assim como em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal. Em Alvalade/Sado, em Santiago do Cacém, a temperatura foi superior a 36ºC.
45% das estações da rede do IPMA atingiram extremos esta quinta-feira. "Um abril muito quente, em que se registaram basicamente três ondas de calor em grande parte das estações do IPMA", revelou.
As temperaturas descem durante o fim de semana, mas voltam subir a partir do próximo domingo.