ARQUIVO SIC - DÚVIDAS E CONTACTOS
1) Vi um conteúdo num dos canais da SIC e gostava de ficar com uma cópia. O que devo fazer?
Para comprar um conteúdo da SIC em DVD, pedimos que nos envie o seu pedido por escrito, por email ou por fax (21 417 47 55).
* Chamada para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.
No seu pedido, deve incluir:
- os seus dados pessoais (nome, morada, número de contribuinte e contacto telefónico),
- o tipo de imagens que pretende, se possível detalhando a data, hora e canal da emissão e/ou outros pontos de reconhecimento – entidades ou figuras envolvidas, local da filmagem, tema;
- o fim a que se destina a compra – fim particular/doméstico, online, empresarial/profissional
- modalidade de pagamento: na SIC contra entrega ou enviado à cobrança
Se participou num programa da SIC e gostava de ficar com uma cópia, veja o ponto 10, abaixo.
2) Posso pedir que me enviem a cópia de um conteúdo para casa?
Sim. Os nossos serviços incluem a pesquisa, e gravação do conteúdo pedido. O conteúdo pode ser levantado nas instalações da SIC em Carnaxide ou, se preferir, poderá ser enviado por correio, à cobrança para o endereço indicado.
3) Todos os conteúdos que passam nos canais da SIC podem ser vendidos?
Não. Só são fornecidos excertos das emissões referentes a imagens sobre as quais a SIC detém plenos direitos. A SIC vende apenas alguns programas selecionados. Veja alguns desses conteúdos aqui. Outros conteúdos podem estar disponíveis.
4) Porque é que existem programas da SIC que não estão disponíveis para compra?
A SIC transmite conteúdos comprados a terceiros (como filmes, reportagens internacionais, jogos de futebol, etc), cujos direitos são limitados e não permitem a venda. Pontualmente, a SIC pode vender conteúdos de terceiros, mas são casos excepcionais.
5) Existem descontos especiais para professores, escolas, alunos e Instituições de Solidariedade?
Sim, a SIC tem uma política de apoio social e uma tabela com 50% de desconto para fins educacionais. Não hesite em apresentar o seu caso.
6) Porque é que os vossos conteúdos em DVD são mais caros do que um DVD comprado numa superfície comercial?
Habitualmente, a produção de um DVD é feita em grande escala, o que permite reduzir os custos de produção, pesquisa e edição e diminui consequentemente o preço final ao consumidor. No caso de um conteúdo pedido diretamente à SIC por um telespectador ou empresa, o DVD é produzido expressamente para esse pedido o que não permite economias de escala.
7) Posso comprar downloads de programas ou ver programas da SIC online, através de streaming de vídeo?
Alguns excertos de programas da SIC, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Internacional e SIC K estão disponíveis através de streaming de vídeo, no site da SIC. O Download não é permitido.
8) Qual o preço de uma cópia?
Não hesite em nos contactar para. Estamos ao seu dispor para lhe fazer um orçamento à sua medida sem quaisquer encargos.
9) Quanto tempo tenho de esperar para ter uma cópia de um programa?
O tempo habitual de entrega de um DVD a pedido é de uma semana. Excecionalmente conseguem-se entregas entre 24 e 48 horas.
10) Participei num programa da SIC e gostava de ficar com uma cópia. O que devo fazer?
Se participou ou representa uma entidade que participou num programa da SIC, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Internacional ou SIC K, deve contactar diretamente a produção do programa ou o jornalista que o/a entrevistou.
11) Para além do DVD é possível entregar as imagens noutros suportes?
Não. Habitualmente fornecemos os conteúdos em DVD. Dispomos também da possibilidade de entrega em formatos profissionais (Betacam Digital, XD Cam, HD) A tabela de preços é diferente consoante cada caso. Para mais informações por favor contacte-nos por email, telefone (21 425 85 04) ou fax (21 417 47 55).
12) Posso devolver um conteúdo?
Habitualmente a SIC não aceita devoluções de qualquer conteúdo vendido. No entanto, existem excepções (por exemplo, em caso de extravio do conteúdo). Se estiver descontente por algum motivo com o conteúdo que lhe foi enviado, por favor contacte-nos por email, telefone (21 425 85 04) ou fax (21 417 47 55).
13) Tenho dúvidas. Com quem posso falar?
Se tem dúvidas ou precisa de esclarecimentos adicionais relativos à Venda de Conteúdos pode contactar-nos por telefone (para o 21 425 85 04), email ou fax (21 417 47 55), entre as 9h30 e as 18h00.
14) A SIC pode filmar um conteúdo a pedido?
Sim, a SIC dispõe de equipamento profissional o qual aluga através da sua empresa de meios técnicos GMTS, a clientes nacionais e estrangeiros, bem como facilidades de edição, envio por satélite, grafismo, aluguer de estúdios, aluguer de meios móveis, etc.
15) Participei num programa/reportagem. Tenho que pagar para obter uma cópia?
A SIC oferece os direitos das reportagens que exibe para fins particulares. Nesses casos, o valor que é faturado diz apenas respeito á transcrição técnica, isto é, à ocupação de meios humanos, técnicos e ao suporte (DVD ou outro).
Só assim é possível manter, numa empresa comercial, um departamento vocacionado à venda de conteúdos que, muitas vezes, são preciosos para quem os solicita.
Esta utilização privada destina-se a poder facilitar a quem não viu que o possa fazer ou guardar.
Caso pretenda uma cedência deverá contactar diretamente a produção do programa ou o jornalista que o/a entrevistou.