Perguntas e Respostas

Passe Ferroviário Nacional: saiba o que abrange e para onde o leva

Viagens ilimitadas, sem horários, mas… circunscritas aos comboios regionais. Uma medida alargada ainda está a ser ponderada, porém, por agora, saiba com o que contar com este novo passe que permite viajar nos carris a um preço fixo por mês.

MANUEL DE ALMEIDA

SIC Notícias

Maria Madalena Freire

O Passe Nacional Ferroviário foi anunciado, após ter sido aprovada a proposta do partido Livre em novembro de 2022. Este passe permite andar nos comboios regionais a um preço fixo por mês. O passe ferroviário nacional é 49 euros e e entra em vigor a partir de 1 de agosto. Saiba como o obter, o acesso que dá e para onde o leva na bitola ibérica.

O passe ferroviário nacional, conforme informam os Comboios de Portugal, é o novo título de transporte válido apenas nos comboios Regionais em todo o país.

O que preciso?

O título tem de ser carregado em passe CP, com uma duração mensal por 49 euros, sendo que fica à venda no dia 21 do mês anterior para o qual é válido.

De acordo com a CP, o cartão pode ser adquirido nas bilheteiras com os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação: Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Carta de condução ou Passaporte;
  • Uma fotografia atual (original) a cores tipo passe;
  • Preenchimento do Modelo de Requisição do Cartão CP (custo do cartão normal - 6,00 €).

O que garante?

Este passe permite viajar de forma ilimitada, sem horários. O título não acumula com outros descontos e, sendo exclusivamente para o serviço Regional, excluem-se as viagens em comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Internacional e Urbanos do Porto, Lisboa e de Coimbra.

O passe não pode ser trocado e é reembolsável até às 00h00 do primeiro dia de validade, com um custo de 9,80 € (20% do seu valor).

Quando vigora?

O primeiro mês de validade será agosto de 2023. A partir de dia 21 de julho poderá carregar este Passe. Porém, o passe já pode ser requisitado em qualquer bilheteira da CP e é válido a partir do dia 1 de agosto.
Últimas