O Papa Francisco encontrou-se, esta quarta-feira, com a equipa de profissionais de saúde que o ajudou durante o internamento de mais de um mês no Hospital Gemelli, em Roma.
De cadeira de rodas, a falar baixo, com a voz rouca mas sem precisar o auxílio de oxigénio. Foi assim que Francisco se encontrou, no Vaticano, com a equipa de cerca de 70 pessoas que o tratou no hospital.
No encontro que durou cerca de 20 minutos, o Sumo Pontífice agradeceu a todos os profissionais, assegurando orações por cada um.
"Obrigada por tudo o que vocês fizeram (...). Prego por vós. Por favor, façam isso por mim", afirma.
A equipa de médicos do hospital pediu dois meses de repouso ao Sumo Pontífice depois da alta, para que o corpo recuperasse completamente.
O Papa Francisco, de 88 anos, começou nos últimos dias a aparecer em público gradualmente, depois de 38 dias internado com uma pneumonia bilateral, no Hospital Gemelli.
A primeira vez que apareceu publicamente depois do internamento aconteceu no dia 6 deste mês, na Praça de São Pedro, no Vaticano, perante milhares de fiéis. No último domingo, apareceu (de surpresa) no final da missa de Domingo de Ramos. Na véspera, tinha estado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar.
Ainda não se sabe se participará nas celebrações religiosas dos próximos dias, como a missa de domingo de Páscoa na Praça de São Pedro. O Vaticano delegou cardeais para liderar cada uma das celebrações no lugar do Papa.