O PS cedeu e vai viabilizar a redução do IRC em 1% proposta pelo Governo para o Orçamento do Estado para 2025. Os socialistas acusam o Governo de ser irresponsável e incompetente. Em resposta, o Governo diz que a oposição precisa de estudar. A troca de críticas deve-se à redução do IRC, o imposto aplicado ao rendimento das empresas a trabalhar em Portugal.
Resolvido um dos pontos de discórdia: os socialistas cederam e viabilizaram a descida proposta pelo Governo de 1 ponto percentual, dos 21 para os 20%.
Mas a discussão ainda agora começou. O líder da oposição desafia agora o Governo a dizer se vai aprovar a proposta socialista para o aumento permanente das pensões dos reformados, que se for aprovado terá um impacto de 265 milhões de euros.
Educação, salários, saúde e habitação também são temas-chave da discussão na especialidade.
Entretanto, o Presidente da República elogiou a estabilidade política de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que a economia vai crescer 2%, uma estimativa próxima da prevista pelo Governo.
Para já, continua a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025. O encerramento e a votação final global estão agendados para o final do mês.