Pedro Nuno Santos afirmou esta quinta-feira que os socialistas darão o seu contributo para evitar um chumbo do Orçamento do Estado para 2025 e eleições antecipadas.
"Nós queremos evitar eleições e queremos evitar um chumbo do orçamento. Daremos o nosso contributo", afirmou, sem acrescentar mais detalhes.
Vem aí uma contraproposta do PS?
À Lusa, fonte do PS informou que o partido vai apresentar em breve uma contraproposta ao Governo.
Também esta noite, em entrevista à CNN, Alexandra Leitão afirmou que há ‘linhas vermelhas’ relacionadas com o documento apresentada esta quinta-feira pelo Governo, mas que o PS está disponível para negociar.
Luís Montenegro está convicto de que “há razões” para o PS viabilizar o documento. Isto porque o Executivo, “num quadro de aproximação”, decidiu ceder e aceitar o modelo de IRS Jovem do PS e cortar na descida do IRS.
Fê-lo, disse, em “nome do interesse nacional” e pediu, por isso, que neste “tempo de incerteza e estabilidade”, seja feito um “esforço máximo” para que o Orçamento do Estado seja aprovado.
Manifestou-se ainda disponível para “aprimorar alguns dos aspetos” da proposta, mas avisou que o nível de aproximação já foi intenso.