O Japão venceu, esta quinta-feira, a Espanha por 2-1 com uma reviravolta "supersónica", no Estádio Internacional Khalifa (Doha), em jogo da terceira e última jornada do Grupo E, e apurou-se para os oitavos de final do Mundial de futebol no Qatar no primeiro lugar do grupo.
O primeiro golo da partida surgiu aos 11 minutos com autoria de Álvaro Morata. O avançado espanhol que joga no Atlético de Madrid aproveitou um cruzamento de César Azpilicueta (joga no Chelsea de Inglaterra) para fazer o 1-0.
Na segunda parte, o Japão entrou a “todo o gás” e empatou a partida aos 48 minutos. Ritsu Doan (joga no aproveitou uma perda de bola espanhola para rematar de fora de área para o fundo da baliza de Unai Simón (joga no Athletic Bilbao).
A reviravolta nipónica surgiu três minutos depois. Aos 51’, Ao Tanaka (joga no Fortuna Düsseldorf da Alemanha) desviou a bola para o 2-1, após um cruzamento de Kaoru Mitoma (joga no Brighton de Inglaterra).
O Japão, que contou com o sportinguista Hidemasa Morita, apurou-se para os oitavos de final pela quarta vez em sete presenças em Mundiais. A Espanha chegou aos “oitavos” pela nona vez em 16 presenças.
O Japão terminou a fase de grupos do Mundial no Qatar em primeiro lugar. A Espanha ficou em segundo lugar do Grupo E.
Nos oitavos de final, a seleção japonesa vai defrontar a Croácia, que terminou no segundo lugar do Grupo F. O jogo vai realizar-se no dia 5 de dezembro (segunda-feira), com início marcado para as 15:00.
A Espanha vai jogar com Marrocos no dia 6 de dezembro (terça-feira) a partir das 15:00.
Grupo E - Jornada 3
- 1.º Japão - 6 pontos
- 2.º Espanha - 4 pontos
- 3.º Alemanha - 4 pontos
- 4.º Costa Rica - 3 pontos