O rei Carlos III e a rainha Camila do Reino Unido agradeceram esta segunda-feira aos milhares de cidadãos que participaram nos eventos de celebração da coroação nos últimos dias, elogiando o "apoio e incentivo" que têm recebido.
"Aos que se juntaram às comemorações, seja em casa, em festas e almoços ao ar livre ou em atos de voluntariado, agradecemos a todos e a todas", refere um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham.
Carlos III e Camila foram coroados no sábado reis do Reino Unido, durante uma cerimónia na Abadia Westminster, em Londres, acompanhados nas ruas por milhares de pessoas.
"Saber que contamos com o vosso apoio e alento e termos testemunhado a vossa bondade, expressa de tantas formas diferentes, foi o melhor presente possível na coroação", pode ler-se.
Garantem ainda que irão continuar a dedicar-se a "servir o povo do Reino Unido" e a Commonwealth.
Num dia declarado feriado nacional para comemorar a ascensão ao trono dos reis, milhares de pessoas participaram esta segunda-feira em atos voluntariado, incentivados pelo Palácio de Buckingham, como forma de celebração.
No fim dos três dias em que as atenções do país giraram em torno da coroação, o rei e a rainha prestaram “uma homenagem especial às inúmeras pessoas que dedicaram tempo a garantir que as celebrações em Londres, Windsor e outras foram tão felizes, seguras e divertidas.”
A residência oficial dos soberanos em Londres também divulgou quatro novas fotografias de Carlos III e Camila, a primeira delas do monarca sentado no trono do Palácio de Buckingham.
Carlos III herdou o trono da mãe, Isabel II, falecida em 8 de setembro de 2022, data em que assumiu imediatamente funções e plenos poderes para promulgar leis.