O "confiante" Sporting joga esta terça-feira, em casa do PSV, nos Países Baixos, a segunda jornada da Liga dos Campeões. Mariana Fernandes, comentadora da SIC, considera que este será "o principal" teste dos 'leões' na presente temporada.
O PSV, à semelhança do Sporting, tem sete vitórias em outros tantos jogos no campeonato dos Países Baixos. As duas equipas possuem, aliás, o mesmo número de golos marcados (25) e, em relação aos sofridos, o Sporting (2) tem apenas menos dois do que os campeões neerlandeses em título (4).
Que isto dizer que a equipa de Eindhoven está "confiante", o faz da partida desta terça-feira, "o principal" teste desta temporada, até ao momento, para o Sporting - sem esquecer, claro, a partida da Supertaça frente ao FC Porto.
"São duas equipas que partem com essa base vitoriosa. [O PSV] é uma equipa muito balançada para a frente, muito ofensiva, muito assente na forma de chegar à baliza adversária e será, se calhar, a primeira equipa, à exceção do FC Porto, que o Sporting vai encontrar esta temporada que joga de uma forma muito parecida", constata.
Com a ausência confirmada de Pedro Gonçalves, um dos jogadores-chave no esquema tático de Rúben Amorim, Mariana Fernandes crê que o técnico dos 'verdes e brancos' não pretende "retirar o ADN" ao clube de Alvalade, mas poderá "tomar algumas cautelas" partindo do princípio de que o adversário "é muito ofensivo e muito rápido".
Por essa razão, aponta que Amorim poderá optar por lançar na partida um 'onze' "não tão arriscado":
"Ou seja, a inclusão de Nuno Santos na ala esquerda, do Maxi Araújo, provavelmente, no trio ofensivo e não de Conrad Harder, porque é um jogador com mais noções defensivas e que não está só vocacionado para o trabalho ofensivo."
"A grande dúvida" está no meio-campo dos 'leões', acrescenta a comentadora, que questiona: Irá Morita fazer dupla com Hjulmand, à semelhança do que aconteceu com o Estoril, ou será Daniel Bragança a assumir a posição?
Contrariamente ao que se verificava em anos anteriores, esta época o Sporting "está muito mais confiante e muito mais motivado" na Liga dos Campeões, defende Mariana Fernandes, que diz também que os comandados de Rúben Amorim já não têm "o complexo de serem o elo mais fraco".
"Partindo do princípio de que o Sporting vence este jogo com o PSV, a próxima jornada é com o Sturm Graz, uma equipa teoricamente acessível. Se o Sporting vencer estes primeiros três jogos, coloca-se em muito boa posição para estar naqueles quase inimagináveis oito primeiros lugares de apuramento direto para a próxima fase."
O jogo entre Sporting e PSV, em Eindhoven, nos Países Baixos, joga-se esta terça-feira a partir das 20:00.
Na ronda inaugural da liga milionária, os 'verdes e brancos' venceram o Lille por 2-0, enquanto o emblema de Eindhoven perdeu por 3-1 na deslocação ao reduto da Juventus.