Para o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, os resultados indicam que o PS precipitou a realização destas eleições através de uma “descarada ação”.
A CDU é apontada como um dos derrotados nesta noite eleitoral. A sondagem ICS/ISCTE-GFK/METRIS para a SIC indica que o antigo parceiro da geringonça terá entre 3% e 6% dos votos.
A coligação PCP/PEV sofreu uma “significativa perda de deputados”, inclusive a representação parlamentar do PEV, e que o resultado ficou” àquem do trabalho realizado e os contributos”, afirma Jerónimo de Sousa.
“O resultado obtido pela CDU traduz uma quebra eleitoral com significativas perdas de deputados, inclusive a representação institucional do PEV”
O PCP perde um dos seus deputados mais antigos, António Filipe, e com mais destaque nos trabalhos da Assembleia da República.
João Oliveira, no Parlamento desde 2005, também falhou a eleição em Évora, onde a CDU recolheu 14,54% dos votos, falhando a eleição de um deputado.
Numa primeira intervenção perante o resultado, Jerónimo de Sousa lauda o trabalho realizado pela CDU ao lado do PS e do BE e indica que este resultado foi beneficiado por uma bipolarização.
SAIBA MAIS
- Comunista António Filipe falha eleição para a Assembleia da República
- Diogo Feio: CDS “no patamar da total irrelevância” e com vida em risco
- Novo Parlamento: são estes os “novos” deputados
- Derrota do PSD: “É uma reflexão que todos temos que fazer”
- PAN evita comentar projeções e espera “serenamente” pelos resultados
- José Gomes Ferreira: “As pessoas tiveram receio da mudança e preferiram apostar na continuidade”
- Bernardo Ferrão: Costa “ziguezagueante” com “vitória surpreendente”, Rio “fez-se de morto”