A Liga dos Bombeiros anuncia que vai reunir-se com o Presidente da República, na próxima semana, para debater o futuro dos bombeiros e deixar sugestões para melhorar o sistema de combate aos fogos.
O anúncio foi feito, esta segunda-feira, por António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros, após ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.
“Vamos aguardar pela próxima semana para com, talvez um pouco de mais tranquilidade, podermos discutir esses pormenores”, declarou.
O presidente da Liga dos Bombeiros fala num “momento muito difícil” para o país e para os bombeiros. E sublinha que é preciso unir “todos os esforços” para resolver a situação dos incêndios que assolam o país.
António Nunes defende que é preciso um sistema que, em situações de crise, consiga “congregar esforços para que o país possa resistir” e lembra que já apresentou sugestões ao governo atual, assim como ao anterior.
“No próprio programa do Governo está uma janela de oportunidade para alterar o sistema. Se o vamos fazer, não depende de nós, depende do Governo”, concluiu.
Há, nesta segunda-feira, ainda quatro grandes incêndios ativos a gerar preocupação. No terreno, estão mais de 4 mil operacionais, apoiados por mais de 30 meios aéreos.