Incêndios em Portugal

Aviões Canadair de Marrocos em ação no incêndio de Trancoso

Chegaram esta manhã a Portugal e entraram em ação no incêndio que continua a mobilizar mais meios e que não dá tréguas há quatro dias, o incêndio no concelho de Trancoso.

Ana Lemos

As chamas no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, não dão tréguas aos operacionais desde a tarde de sábado. Continuam a ser centenas os meios mobilizados para o combate mas, esta terça-feira, foram reforçados com os dois aviões Canadair provenientes de Marrocos.

De referir que os Canadair de que Portugal dispõe estão parados. Este é, porém, o meio aéreo com maior capacidade de carga, conseguindo transportar até 6 mil litros de água, e capaz de reabastecer essa quantidade em pouco mais de 10 segundos. O que pode fazer diferença no combate às chamas.

A SIC teve acesso a um vídeo dos dois Canadair em ação no fogo de Trancoso. Nas imagens, cedidas por José Clemente, é possível ver, precisamente, esse rápido reabastecimento na barragem da Teja, no concelho.

Além dos Canadair estão a atuar em Trancoso mais seis meios aéreos, 192 meios terrestres e 580 operacionais, de acordo com informação partilhada na página da Proteção Civil pelas 14h50.

Balanços ainda provisórios dão conta de que já terão ardido desde a tarde do passado sábado, dia 9 de agosto, mais de 11 mil hectares.

Canadairs portugueses estão inoperacionais

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) adiantou esta segunda-feira à agência Lusa que os aviões pesados de combate a incêndios florestais Canadair de que Portugal dispõe estão fora de serviço, e o terceiro está fora de serviço.

Por outro lado, e questionada pela Lusa, a Avincis, empresa responsável pelos Canadairs lusos, não revela as razões para estarem parados.

Recorde-se que Portugal está em situação de alerta até às 23h59 desta quarta-feira, 13 de agosto, mas o Presidente da República já sugeriu, publicamente, ao Governo, e concretamente à ministra da Administração Interna, para que seja prolongada.

Últimas