Incêndios em Portugal

Ourém continua em alerta máximo devido aos incêndios

"Ardeu tudo que havia em volta. só as casas é que não", diz uma moradora. O fogo já foi dominado, mas houve reativações ao longo desta quinta-feira.

SIC Notícias

O incêndio de Ourém está em fase de resolução desde a madrugada. Durante o dia houve reativações que foram sempre controladas, mas o risco ainda existe e o alerta é máximo.

Assim que, ao início da tarde, se começou a falar em pequenas reativações, Ana Rosa Lourenço saiu à rua para regar o quintal à volta de casa. O receio está sempre presente.

"Ardeu tudo que havia em volta. só as casas é que não, Tentamos evitar (…) com a ajuda das pessoas que chegaram", conta a residente.

As pessoas já sabem que o fogo está em resolução, mas que o perigo pode voltar. Na memória está fresco o que aqui se viveu no final da tarde de quarta-feira.

O fogo foi dominado ao início da manhã desta quinta-feira, depois de uma noite de trabalho com máquinas de rasto e com equipas de bombeiros pelos 450 hectares ardidos.

“O perímetro de incêndio ainda é considerável”

“Não há neste momento qualquer risco. Mas é claro que reativações acontecem e o perímetro de incêndio é ainda considerável”, realça João Pitacas, comandante de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo.

Houve reativações na parte da manhã e à tarde, perto da freguesia de Rio de Couros, em Ourém.

Como o incêndio se propagou rápido, por causa do vento, deixou zonas de vegetação entre a área queimada que potenciaram as reativações.

Últimas