Incêndios em Portugal

"Será outra catástrofe": autarca preocupado com evolução do fogo em Almodôvar

Apesar de a A2 já ter reaberto o combate às chamas continua e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara a Nova, Dário Guerreiro, está preocupado, porque o fogo está a subir para uma zona de mato.

João Tiago/SIC Notícias

SIC Notícias

O incêndio numa autocaravana que circulava na A2 terá provocado o fogo que está a lavrar numa zona de mato, eucaliptos e pinheiros no concelho de Almodôvar (Beja), de acordo com as autoridades.

"As chamas alastraram e pegaram à berma", tendo depois progredido para a zona de mato.

Apesar da A2 já ter reaberto o combate às chamas continua e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara a Nova, Dário Guerreiro, está preocupado, porque o fogo está a subir para o monte da pereira.

“O fogo está a subir (...) para uma das zonas mais perigosas da freguesia. Estamos a tentar ao máximo que não passe para outra freguesia porque aí será outra catástrofe”, disse Dário Guerreiro.

Apesar do fogo ainda não ter sido dominado, o prognóstico para já é muito favorável porque a maior parte do fumo é branco. Contudo “a principal arma deste incêndio” são os meios aéreos, isto porque estamos junto a uma “grande zona de mato, que para as chamas são como combustível e acaba por ganhar alguma dimensão”, refere o jornalista da SIC João Tiago.

Para já, continua muito trabalho dos bombeiros e dos meios aéreos no combate às chamas, que conta já com dois feridos ligeiros.

Últimas