Um incêndio de grandes dimensões deflagrou, este sábado à tarde, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real.
Segundo o site oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 00:00 deste domingo, estavam 140 operacionais apoiados por mais de 40 veículos a combater o fogo que deflagrou na freguesia de Vila Verde.
Durante a tarde deste sábado, 10 meios aéreos ajudaram no combate às chamas.
O jornalista Bruno Castro Ferreira fez o ponto de situação à meia-noite deste domingo e disse que nessa altura o fogo aproximava-se de uma zona habitacional.
O repórter explicou que o fogo foi descendo pela encosta da montanha e aproximou-se das casas da localidade de Freixo, na freguesia de Vila Verde.
As autoridades esperam controlar o incêndio durante a madrugada deste domingo, sem o apoio de meios aéreos.
Às 01:00 deste domingo, o jornalista Bruno Castro Ferreira voltou a fazer um ponto de situação.
O repórter explicou que uma das frente junto à Autoestrada 4 (A4) foi extinta. No entanto, há outra frente que preocupa. O fogo está a cerca de 400 metros de distância - em linha reta - da localidade de Perafita e os operacionais não conseguem chegar junto às chamas.
Bruno Castro Ferreira também revelou que a A4 estará perto de reabrir. A autoestrada já esteve cortada ao trânsito por duas vezes, uma durante a tarde e outra durante a noite deste sábado, e está novamente cortada desde as 22:30, entre os quilómetros 106 e 122.
A alternativa é usar a Estrada Nacional 15, que também chegou a estar cortada, mas na qual se pode agora circular.
O fogo começou a lavrar, perto das 16:00 na freguesia de Vila Verde, numa zona de mato. Por ser uma área de difícil acesso, foi requisita uma máquina de rasto do Exército.