Nasceu esta segunda-feira o bebé real dos duques de Sussex, Harry e Meghan. O bebé, um rapaz, nasceu às 05:26 com 3,260kg e é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico. O pai assistiu ao parto e a mãe de Meghan, Doria Ragland, está junto dos duques e do bebé.
Segundo o anúncio oficial, tanto o bebé como a duquesa estão bem de saúde e a família está "muito feliz". No comunicado é dito ainda que serão reveladas mais informações nos próximos dias.
O anúncio à imprensa que estava em Frogmore Cottage, a casa dos duques em Windsor, foi feito pelo próprio príncipe Harry.
“Eu e a Meghan tivemos um menino esta manhã - um menino muito saudável. A mãe e o bebé estão incrivelmente bem. Tem sido a experiência mais incrível que alguma vez poderia imaginar. Estou muito orgulhoso da minha mulher. Vai para além da minha compreensão como é que as mulheres fazem isto. Estamos absolutamente entusiasmados e gratos por todo o apoio. Tem sido incrível, por isso só queríamos partilhar isto convosco.”
“Ainda estamos a pensar em nomes, mas já tivemos algum tempo para o discutir – mas isso é a próxima parte. Deveremos ver-vos daqui a dois dias, para que todos possam ver o bebé e nessa altura partilhamos o nome como uma família.”
O nome da criança ainda não é conhecido, mas as principais apostas dos britânicos para nomes masculinos são Arthur ou James.
“Esta foi a primeira vez que assisti a um parto – foi fantástico, absolutamente incrível e estou tão orgulhoso da minha mulher (…) Estou na lua.”
As primeiras reações
No Twitter, a primeira-ministra britânica, Theresa May, congratulou o casal real pelo nascimento do primeiro filho, desejando-lhes as maiores felicidades. O líder da oposição, Jeremy Corbyn, disse esperar que esteja tudo bem com a família.
O arcebispo de Canterbury, que casou Harry e Meghan, reagiu no Twitter ao nascimento, dando os parabéns aos pais e desejando-lhes amor, saúde e felicidade.
Ao The Sun, o pai de Meghan afirmou-se “orgulhoso” pelo neto ter nascido na família real britânica e que este “irá servir a coroa e os britânicos com graça, dignidade e honra”. Thomas desejou saúde e felicidade ao bebé e congratulou a filha e o príncipe.
O momento também é de festa para os britânicos, que saíram às ruas para celebrar a chegada do bebé real.
Pormenores mantidos em segredo
O casal real tinha anunciado a vontade de manter o nascimento do bebé o mais privado possível.
Anteriormente disseram-se “gratos pelo carinho” recebido enquanto preparavam a chegada do bebé, mas que não iriam partilhar mais novidades até terem a “oportunidade de celebrar em privado a nova família”.
A imprensa britânica avança ainda que as primeiras fotografias de Harry e Meghan com o bebé só serão divulgadas alguns dias depois do nascimento, esperando-se que sejam partilhadas na conta de Instagram oficial dos duques de Sussex.
A gravidez foi anunciada a 15 de outubro durante o primeiro dia da primeira visita oficial dos duques à Austrália e Nova Zelândia.
Recorde na galeria abaixo algumas fotografias da gravidez de Meghan Markle.
No dia em que o príncipe Harry se tornou pai, fazemos também uma viagem pela sua infância. Desde os anos 80, em férias com a mãe, a princesa Diana, até aos anos 90, em brincadeiras com o pai, o príncipe Carlos, e com o irmão, o príncipe William.