Harry tinha apenas 12 anos quando a mãe morreu num trágico acidente em Paris. Durante muito tempo não quis falar sobre o que aconteceu e tentou guardar as emoções até chegar "à beira de um colapso", como o próprio confirmou durante uma entrevista ao The Telegraph.
Harry conta que durante quase 20 anos tentou não pensar na morte da princesa Diana.
"A minha maneira de lidar com o sucedido foi enfiar a cabeça na areia e recusar-me a pensar no que tinha acontecido à minha mãe, mas como é que isso podia ajudar?"
"Pensei que isso só me iria pôr ainda mais triste e não a iria trazer de volta. Então, do lado emocional, eu sentia que estava certo em não deixar as minhas emoções apoderarem-se de tudo. Era um típico jovem que tentava pensar que a vida ia ser 'boa e tranquila'. Mas, de repente, comecei a ter determinadas conversas e apercebi-me que nunca tinha processado o assunto e que ainda havia muitas coisas que eu tinha de aprender a lidar"
Durante muito tempo o príncipe William e alguns familiares aconselharam-no a procurar ajuda.
A situação agravou-se aos 28 anos, Harry conta que tinha vontade de "esmurrar toda a gente". Confessa que chegou a um ponto em que após dois anos a viver no "caos total" decidiu que era o momento de procurar ajuda de profissionais.
Em 2017, numa entrevista à revista Newsweek, o filho mais novo dos príncipes Carlos e Diana, falou sobre a família real britânica e fez declarações que deixaram algumas pessoas surpresas. Harry disse acreditar que ninguém na família real está interessado em assumir o trono.
"Se há alguém na família real que queira ser rei ou rainha? Não, penso que não".
Porém, o príncipe, que está prestes a casar, disse que todos cumprirão os seus deveres quando chegar a altura de o fazer.
"Nós estamos envolvidos na modernização da monarquia britânica. Não estamos a fazer isto por nós próprios, mas sim pelo bem de todas as pessoas", afirmou.
Harry casa-se este sábado, dia 19, com a atriz norte-americana Meghan Markle, de 36 anos. O casal conheceu-se em 2016, através de amigos em comum, e ficou noivo em novembro de 2017.