Ihor Knyazev é um agricultor ucraniano que sem qualquer proteção e de chinelo no pé, vai retirando as minas, umas atrás da outras, do campo que antes da guerra era o seu ganha pão.
É no mesmo campo onde costumava plantar cereais que o agricultor agora faz a desminagem.
"É preciso ligar o detetor de metais. Ajustar um pouco, andar e encontrar minas. Havia aqui muitas.", explica Ihor.
Há dois anos, por esta altura, o terreno de Ihor fazia parte da linha da frente e chegou a estar ocupado pelas forças russas. Há um ano e meio este campo estava cheio de minas. Agora, está cheio de batatas, depois de Ihor ter retirado 15 minas. Ao todo conseguiu desminar dois hectares mas ainda falta retirar minas de 48 hectares de terra.
Mais de 170 mil metros quadrados do território ucraniano - quase duas vezes o tamanho de Portugal - estão repletos de objetos explosivos. Pelo menos 300 civis, incluindo 15 crianças, já morreram depois de pisarem uma mina. Perto de 700 ficaram feridos.
Ihor Knyazev é casado e tem três filhos. Mas por agora mora apenas com os pais que sentiram na pele os primeiros meses da invasão russa. Não houve uma única casa que tivesse ficado inteira em toda a aldeia. Ihor e o pai construíram uma sem esperar por ajuda. Usaram caixas de munições abandonadas pelas forças russas.
Têm muito trabalho pela frente, sabem bem o perigo que correm, mas garantem que não vão baixar os braços. Retirando um explosivo de cada vez de uma terra que lhes pertencente.