Um míssil russo atingiu um prédio da polícia na cidade de Kryvyi Rih, no centro da Ucrânia, esta sexta-feira, matando um polícia e ferindo mais pessoas, disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko.
O prédio administrativo da polícia foi destruído e equipas de resgate retiraram várias pessoas dos escombros após o ataque à cidade natal do presidente Volodymyr Zelenskiy, disse Klymenko na aplicação de mensagens Telegram.
Inicialmente foram estimados 25 feridos. Numa atualização posterior, o governador regional Serhiy Lysak disse à agência Reuters que subia para cerca de 40 o número de feridos.
"Um polícia foi morto como resultado de um ataque russo", disse Klymenko numa publicação no Telegram acompanhada de fotos que mostravam o prédio que foi reduzido a escombros e as equipas de resgate a carregar um homem numa maca.
Foram danificados três edifícios administrativos e sete edifícios residenciais, incluindo um arranha-céu, disse o governador regional Serhiy Lysak.
5º ataque na região sul de Odesa
A Rússia também realizou o seu quinto ataque com drones esta semana na região sul de Odessa, que abriga portos ucranianos no Mar Negro e no rio Danúbio, usados para exportar grãos e outros produtos agrícolas.
Desde meados de Julho, quando Moscovo abandonou o acordo mediado pela ONU que permitia exportações seguras de cereais ucranianos através do Mar Negro, a Rússia intensificou os ataques aéreos à infraestrutura de exportação de cereais ucraniana no rio Danúbio e no porto de Odessa.
"Durante a noite, os terroristas russos atacaram a região de Odessa pela quinta vez esta semana", disse Oleh Kiper, governador da região de Odessa, no Telegram.
As autoridades disseram que as defesas aéreas derrubaram 16 dos 20 drones disparados pela Rússia durante a noite. Segundo o comando militar do sul 14 drones foram derrubados na região de Odessa e dois na região sul de Mykolaiv.
Kiper não comunicou vítimas na região de Odessa, mas garantiu que um prédio não residencial foi danificado pelos destroços de um drone. O governador não deu mais detalhes à Reuters.
Novos ataques nas regiões de Zaporizhzhia e Sumy
A Rússia também atacou a região sudeste de Zaporizhzhia e a região nordeste de Sumy com mísseis, ferindo várias pessoas, comunicaram as autoridades regionais.
Os serviços de emergência da Ucrânia disseram que três pessoas ficaram feridas na região de Sumy e publicaram um vídeo que mostra as equipas de resgate a retirar uma mulher ferida de um buraco causado pela explosão.
Duas pessoas foram resgatadas dos escombros de um edifício residencial, também bombardeado pelas forças russas. Uma mulher de 65 anos e um homem de 70.
Há pelo menos 20 casas e oito carros destruídos, garante o Serviço de Emergência ucraniano.
Até ao momento a Rússia não comentou os últimos ataques.