Guerra Rússia-Ucrânia

Stoltenberg confiante numa solução sobre envio dos tanques Leopard para a Ucrânia

O ministro da Defesa da Alemanha disse que ainda nada está decidido sobre o envio de carros de combate.

Jens Stoltenberg e Boris Pistorius
FILIP SINGER

SIC Notícias

O secretário-geral da NATO diz estar confiante que a Alemanha vai autorizar o envio dos tanques Leopard para a Ucrânia. O governo de Berlim assegura a união entre os aliados, mas diz que a Aliança Atlântica não deveria fazer parte da guerra.

O secretário-geral da NATO diz que não há qualquer evidência que mostre que a Rússia mudou os seus objetivos na guerra contra a Ucrânia. Jens Stoltenberg insiste na importância de fornecer armamento pesado a Kiev para fazer recuar as forças russas.

Sublinha que 11 meses depois do início da invasão, o conflito está num momento crucial e que são necessários mais sistemas de defesa, mais avançados e com maior rapidez.

Em Berlim, depois de uma reunião com o ministro alemão da Defesa, Jens Stoltenberg mostrou-se confiante de que será encontrada uma solução em breve para a autorização da Alemanha para o envio de tanques de fabrico alemão para a Ucrânia.

O ministro da Defesa da Alemanha disse que ainda nada está decidido sobre o envio de carros de combate para a Ucrânia. Boris Pistorius sublinha que não há qualquer desunião entre os aliados, mas diz também que a Aliança Atlântica não deve fazer parte da guerra na Ucrânia.

Varsóvia também já informou que vai pedir autorização a Berlim para enviar os tanques a Kiev. A Alemanha terá sempre de permitir o envio, uma vez que estes carros de combate, considerados os melhores do Mundo, são fabricados no país.

Últimas