Guerra Rússia-Ucrânia

Novas imagens mostram russos a fingir-se de mortos em ataque ucraniano

Foram divulgadas mais imagens do ataque contra soldados russos perto de Bahkmut.

SIC Notícias

Depois do “presente de ano novo” divulgado pelas forças ucranianas esta quarta-feira, surgem novas imagens de soldados russos durante o das forças ucranianas perto de Bahkmut, em Donetsk.

Os militares são vistos a rastejar e fingirem-se mortos entre camaradas que já tinham perdido a vida. Enquanto os bombardeamentos acontecem, há soldados russos a esconderem-se nas trincheiras.

Pelo menos 89 soldados russos morreram

Moscovo atualizou o balanço de baixas do ataque que sofreu de 63 para 89 e anunciou - pela primeira vez - a abertura de uma investigação para apurar responsabilidades.

Apesar do número exacto de vítimas ser difícil de apurar de forma independente, parece seguro afirmar que o ataque às forças russas foi o mais mortífero para a Rússia em quase 11 meses de guerra.

Apesar de ter anunciado a abertura de uma investigação, Moscovo avançou também com uma explicação, que de alguma forma, iliba as chefias militares.

A utilização dos telemóveis terá facilitado a missão das forças ucranianas, mas não explica outras falhas, como a de concentrar centenas de soldados no mesmo espaço, sobretudo num local também usado para guardar armamento e munições.

A esmagadora maioria das vítimas fazia parte do contingente de 300 mil recém mobilizados para a guerra na Ucrânia. Isto significa que não eram voluntários.

Últimas