Os militares ucranianos afirmaram esta segunda-feira que a Rússia reposicionou algumas das suas forças do porto de Mariupol para se juntarem à ofensiva no leste da Ucrânia.
O Estado Maior General das Forças Armadas ucranianas indicou que vários batalhões russos foram enviados de Mariupol para a cidade de Popasna, na região oriental de Lugansk.
Popasna tem sido um dos epicentros dos combates no leste, uma vez que os militares russos têm procurado romper as defesas e cercar as forças ucranianas no leste.
O Estado Maior General das Forças Armadas ucranianas acrescentou que os russos estavam também a pressionar os ataques desde Izyum até às cidades de Slovyansk e Barvinkove.
Em declarações à Associated Press (AP), o analista militar ucraniano Oleh Zhdanov disse que a redistribuição das forças de Mariupol para a linha da frente no leste reflete o fracasso em ganhar terreno nessa área.
Os militares russos estão ainda a lutar para neutralizar a última bolsa de resistência ucraniana que resta no gigantesco complexo industrial metalúrgico de Azovstal, em Mariupol.
Entretanto, as Nações Unidas continuam esta segunda-feira a coordenar esforços para retirar os civis que têm estado abrigados no complexo industrial.
Conflito Rússia-Ucrânia
Saiba mais:
- Marcelo diz que secretária de Estado da Igualdade sai por “razão pessoal de força maior”
- “Se tivesse salvado uma vida já valia a pena ter ido aos dois países”: Milhazes destaca “grande vitória humanitária” de Guterres
- SIC na Ucrânia: “Disseram-nos que a vida tem dois momentos: o antes da guerra e o depois da guerra”
- Diplomacia dos EUA deve regressar a Kiev até ao final de maio
- Guerra na Ucrânia: está em curso a retirada de civis da cidade de Mariupol e da fábrica de Azovstal
- Guerra na Ucrânia: já morreram pelo menos 3 mil civis
- Ucrânia: Teatro Bolshoi em Moscovo suspende espetáculos de diretores que criticaram a guerra
- UE procura alternativas “inteligentes” à energia russa para evitar “catástrofes económicas”