Guerra no Médio Oriente

O que são as bombas GBU-57 MOP? Usadas pelos EUA para atacar o Irão

O Departamento de Defesa dos EUA diz que as GBU-57 foram concebidas para destruir especialmente bunkers e túneis.

SIC Notícias

As bombas GBU-57 MOP, usadas pelos Estados Unidos para atacar o Irão, são transportadas por mísseis com seis metros de comprimentos, guiados por GPS, e foram desenhadas para destruírem alvos a elevada profundidade. Neste caso podem atingir alvos a 60 metros de profundidade.

Trata-se de uma arma de precisão com mais de 13 toneladas de peso, cerca de seis metros de comprimento e perto de 80 centímetros de diâmetro. Estas bombas só podem ser transportadas por aviões B-2.

Segundo informação do próprio Departamento de Defesa dos EUA, as GBU-57 foram concebidas para destruir especialmente bunkers e túneis.

São bombas com fusível retardado que se separa do míssil e detona pela segunda vez já no interior do alvo. O seu invólucro de aço espesso permite que a munição permaneça intacta ao perfurar o solo, a rocha ou o betão, antes de detonar, o que permite um ataque com maior nível de precisão e eficácia.

Embora seja a arma convencional mais pesada do arsenal dos Estados Unidos, não foi concebida para espalhar explosivos por uma vasta área.

Últimas