Guerra no Médio Oriente

Irão ameaça fechar estreito de Ormuz: porque é tão importante?

José Palmeira, professor de relações internacionais, explica como é que o estreito de Ormuz liga o Médio Oriente ao resto do mundo.

SIC Notícias

Teerão ameaçou fechar o estreito de Ormuz, o corredor marítimo mais importante do mundo para o transporte de petróleo, caso os Estados Unidos se envolvam no conflito entre o Irão e Israel.

Estima-se que cerca de 20 milhões de barris de petróleo e combustíveis sejam transportados por este local entre o Irão e os Emirados Árabes diariamente, pelo que o seu encerramento faria disparar o preço do petróleo, explica à SIC o professor de relações internacionais José Palmeira.

Os consumidores da Europa e Estados Unidos “seriam imediatamente afetados”, aponta.

“Os custos do petróleo têm implicações não apenas ao nível do consumidor doméstico e industrial, mas acaba por afetar também o preço de todos os produtos que são transportados e, por via disso, teríamos uma nova crise inflacionista que vinha a somar já outras recentes que os bancos centrais têm vindo a combater."

O estreito de Ormuz continua aberto, mas o petróleo já está mais caro e, consequentemente, inclusivamente em Portugal, espera-se um aumento do preço dos combustíveis na próxima semana.

“Os mercados antecipam sempre os cenários, isto é, se há um cenário de acentuar a crise, de eventualmente existir esse encerramento do estreito de Ormuz com as consequências de os Estados terem menos acesso às importações de combustíveis, os mercados antecipam e aquilo que está a acontecer é essa perspetiva”, explica José Palmeira.

Últimas