O filme “Os Papéis do Inglês” é dedicado ao escritor Ruy Duarte de Carvalho e à sua relação com Angola.
O ator João Pedro Vaz interpreta Ruy Duarte de Carvalho, numa viagem por Angola à procura de uns papéis antigos deixados pelo pai, numa narrativa que diverge para outras histórias, que podem ser vistas como alter egos do escritor.
Já em 2024, João Pedro Vaz tinha recebido o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Ator de Teatro em “Tempestade Ainda”. Na altura, fez vários agradecimentos, em especial à família e a toda a equipa: “para marcar golos é preciso que nos passem bem a bola”.
João Pedro Vaz é um nome de relevo no teatro e no cinema com uma grande capacidade de se adaptar a estilos muito diferentes. Participou em obras como Cartas da Guerra, Colo, Glória ou Grande Tour.
O ator já tinha sido nomeado para um Globo de Ouro em 2024 na categoria de Melhor Ator de Teatro pela prestação em “Tempestade Ainda”.
Da engenharia química ao teatro
João Pedro Vaz cresceu em Santa Marta de Penaguião, estudou Engenharia Química, em Coimbra, mas o curso não lhe despertou interesse e começou a fazer teatro universitário.
Estreia-se, em 1994, em “O Meu Coração a Nu”. Pela mão de Paulo Castro vai para o Teatro Experimental do Porto, com um primeiro contrato de trabalho. E assim se faz ator.
No cinema inicia-se, num papel relevante, em 2003, com “A Passagem da Noite”.
"Fazer cinema em Portugal é um milagre"
Num breve discurso, João Pedro Vaz começou por enviar um abraço a todos os que estiveram nomeados consigo e a todos os que fazem cinema em Portugal, sublinhando que “fazer cinema em Portugal é um milagre”.
Além disso, agradeceu a Paulo Branco, Sérgio Graciano e a toda a equipa que realizou o projeto consigo.
“Foi um projeto do coração”, garantiu.
O ator dedicou o prémio às filhas, Lúcia e Laura, que subiu ao palco com ele, e à mulher, Rute.
- Edgar e Rafael Morais - "Um Café e um Par de Sapatos Novos"
- Gonçalo Waddington - "Grand Tour"
- João Pedro Vaz - "Os Papéis do Inglês"
- Miguel Borges - "Os Papéis do Inglês"
- Miguel Loureiro - "UBU"