Globos de Ouro

Joana Marques vence Globo de Ouro pela terceira vez

Joana Marques conquistou pela terceira vez o Prémio de Personalidade do Ano, na categoria de Entretenimento Digital, depois das vitórias em 2022 e 2023. O galardão é a prova de que, apesar de polémicas recentes, incluindo um processo judicial, continua a conquistar públicos de todas as idades e a manter-se uma das vozes mais influentes no universo digital português.

Verónica Moreira

Conhecida pelo seu talento humorístico e pela forma única como transforma a atualidade em sátira, Joana Marques voltou a ser a grande vencedora do Globo de Ouro de Personalidade do Ano, na categoria Entretenimento Digital. A humorista já tinha conquistado o prémio nas edições de 2022 e 2023, somando agora mais uma vitória à sua carreira.

Humorista, guionista, locutora de rádio e apresentadora de televisão, Joana Marques tem conquistado o público português, sobretudo através do seu podcast Extremamente Desagradável, produzido no programa As Três da Manhã da Rádio Renascença, que apresenta ao lado de Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves, e que continua a ser um dos mais ouvidos em Portugal.

O impacto do seu humor, no entanto, não passa despercebido e este ano chegou mesmo a tribunal. Os irmãos Sérgio e Nelson Rosado, da dupla Anjos,processaram Joana Marques por alegados danos morais e materiais decorrentes de uma montagem satírica publicada nas redes sociais. O caso colocou em evidência a discussão sobre os limites da sátira e da liberdade de expressão, mostrando que o humor de Joana Marques continua a gerar debate na sociedade portuguesa.

Ainda assim, com o seu estilo inconfundível de humor e ironia, a humorista continua a conquistar públicos de todas as idades, transformando o espaço digital num palco privilegiado para a crítica social e para o humor perspicaz.

Para esta categoria estavam também nomeados Ana Garcia Martins, Guilherme Geirinhas, Manuel Cardoso e Pedro Teixeira da Mota, nomes de referência no entretenimento digital nacional.

"Pedi por uma vitória mas não era bem isto"

Depois de conquistar o seu terceiro Globo de Ouro, Joana Marques usou o seu momento de agradecimento no Coliseu dos Recreios para expressar o quanto se sente grata pelas pessoas que a rodeiam e que a têm apoiado ao longo da sua carreira.

Além disso, fez referência ao mediático processo movido pela dupla Anjos:

“Eu confesso que este mês estava um bocadinho expectante, na esperança de que houvesse uma decisão a meu favor, que me desse a vitória, mas não era bem nisto. Se calhar não manifestei bem para o universo. Não é que isto seja mau, mas preferi ao outro. Eu hoje vou tentar falar muito a sério, nada de brincadeiras, porque eu não quero que ninguém saia daqui com erupções cutâneas. Era chato, irem para casa com acne, vamos evitar.”

A humorista deu ainda os parabéns aos restantes nomeados e agradeceu a Ricardo Araújo Pereira:

“Sei que vai odiar este agradecimento e por isso é que eu faço questão de o fazer. Sei que as pessoas acham que ele é bom humorista, mas ainda é melhor como amigo. Ele está a odiar este momento, mas é o castigo dele não ter vindo”, brincou.

O discurso terminou com o característico humor de Joana Marques, que dedicou também algumas palavras ao marido, Daniel Leitão:

“Não te amo tanto como o Ricardo Pereira ama a Chica, mas até não desgosto de ti. E, portanto, agradeço muito a tua paciência, mesmo sabendo que hoje em dia o divórcio é um processo tão simples e tão rápido, inclusivamente mais rápido do que o processo dos Anjos ” disse, provocando gargalhadas na plateia.

Recorde o programaAlta Definição com Joana Marques.

Últimas