A palavra "banzo" significa a "nostalgia dos escravizados", dos que foram forçados a sair de África para trabalhar em plantações no Brasil e se sentiam deslocados e com saudades de casa.
A obra foi distinguida em 2024 com o Prémio Árvore da Vida, no Festival IndieLisboa, e já tinha sido selecionada pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano nos Prémios Maondo 2025, da Academia Colombiana de Cinema, e nos Prémios Goya 2026, da Academia Espanhola de Cinema.
Candidato português ao Óscar de Melhor Filme Internacional
"Banzo", da realizadora Margarida Cardoso, é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares, cuja cerimónia se realiza em março do próximo ano, em Hollywood, Los Angeles, nos EUA.
A escolha do filme que irá representar Portugal na 98.ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema foi feita após votação dos membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorreu entre 22 de agosto e 10 de setembro, tendo "Banzo" reunido o maior número de votos.
Na corrida estavam ainda as longas-metragens "Hanami", de Denise Fernandes, "Os Papéis do Inglês", de Sérgio Graciano, "Sobreviventes", de José Barahona, e "Sonhar com Leões", de Paolo Marinou-Blanco.
- Banzo - Margarida Cardoso
- Grand Tour - Miguel Gomes
- O Teu Rosto Será o Último - Luís Filipe Rocha
- On Falling - Laura Carreira
- Os Papéis do Inglês - Sérgio Graciano