Eleições nos EUA

"É o único à altura do cargo": muitos dos eleitores que votaram antecipadamente na Georgia são pró-Trump

Apesar das eleições só se realizarem na terça-feira, mais de 66 milhões de eleitores votaram antecipadamente. Nos estados decisivos, onde não existe uma maioria clara, os apoiantes de Donald Trump mobilizaram-se e acorreram em massa às mesas de voto.

Sofia Arêde

Num pequeno condado da Georgia, as eleições começaram há três semanas, quando os eleitores deste estado começaram a poder votar presencialmente. As mesas de voto encerraram esta sexta-feira e só reabrem na terça.

Nessa altura, dificilmente haverá uma grande afluência uma vez que mais de 70 por cento dos 12 mil eleitores registados aqui preferiram votar antecipadamente. Muitos são apoiantes de Donald Trump.

A maior parte dos Trumpistas que preferiu votar antecipadamente, fê-lo por considerar que as eleições de 2020 não refletiram a vontade popular. Nos últimos quatro anos, apesar de todas as deliberações judiciais desfavoráveis, Donald Trump nunca reconheceu os resultados e tem repetido as alegações de fraude.

Nos estados decisivos, o ex-presidente tentou passar a mensagem, repetida ao longo de dois meses de campanha. Em 2016, a retórica anti-imigração terá sido um dos fatores que contribuíram para a vitória eleitoral.

Mas num país onde a esmagadora maioria da população, incluindo o próprio, é descendente de imigrantes, ou de escravos, a estratégia poderá revelar-se, desta vez, menos eficaz.

Últimas