Na primeira entrevista da campanha presidencial a uma televisão generalista, Jair Bolsonaro foi confrontado com momentos em que simulou ter falta de ar para se referir a infetados por covid-19, durante o período da pandemia.
O Presidente brasileiro negou tê-lo feito mas, nas redes sociais, surgiram os vídeos que desmentem esta declaração. Pelo menos, em dois momentos, Bolsonaro aparece em transmissões em direto no seu canal no YouTube a simular um paciente com falta de ar, enquanto criticava as medidas sanitárias do então ministro da Saúde.
Abaixo está um desses exemplos. Fiquei atento ao que o governante diz ao minuto 1:23.
Mas este, e ao contrário do que Jair Bolsonaro garantiu, não foi um caso isolado. Há um outro vídeo a circular nas redes sociais, de maio de 2021, em que o Presidente do Brasil volta a simular alguém com dificuldades em respirar devido à infeção pelo vírus SARS-CoV-2. Veja o minuto 0:48 no vídeo abaixo
Durante 40 minutos, Jair Bolsonaro foi questionado pelos apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo. O Presidente do Brasil, que tem vindo a descredibilizar as urnas eletrónicas, usadas no Brasil há mais de 25 anos sem qualquer indício de fraude, garantiu que vai respeitar o resultado das eleições de outubro, desde que "sejam limpas".
Ao longo desta semana vão ser entrevistados no mesmo jornal os candidatos Ciro Gomes, Lula da Silva e Simone Tebet.
As eleições presidenciais no Brasil têm a primeira volta marcada para 2 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para dia 30 do mesmo mês. Ao todo são 12 os candidatos na corrida: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D'Ávila, Soraya Tronicke, Roberto Jefferson, Pablo Marçal, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.