José Gomes Ferreira, da SIC, considera que a os temas mais abordados nas redes sociais durante a campanha eleitoral são um indicador interessante das preocupações dos portugueses. A Economia e os Impostos foram o assunto em maior destaque na internet, ao longo das últimas semanas, com 23,8% das referências.
Para José Gomes Ferreira, nestas eleições o que vai ser disputado são dois modelos económicos diferentes: um modelo social-democrata liberal (de que será adepta a AD em eventual coligação com a IL), mais de criação de riqueza e alguma distribuição, e um modelo mais socialista (de que será adepto o PS, em eventual coligação com o Livre), que pressupõe mais distribuição de riqueza, mas com preocupação com as regras europeias.
Apesar de se falar numa campanha “morna e pouco interessante”, José Gomes Ferreira considera que houve espaço para falar de assuntos importantes. Além da Economia e Impostos, os internautas deram também atenção, nas redes sociais, à Saúde (11,7%) e aos Debates e Eventos Políticos (10,8%).
Chegada ao fim a campanha eleitoral, a figura de destaque passa a ser, na opinião de José Gomes Ferreira, o Presidente da República. Será a ele que caberá tomar uma decisão quanto à formação de um novo governo, depois deste domingo – e o próprio “já antecipa que terá pouca margem de manobra”.
“O papel dele é importantíssimo a partir de agora”, sustenta José Gomes Ferreira. Cabe-lhe ter “a arte de convencer” o líder da oposição - seja ele do PS ou da AD - a fazer um “acordo de regime” para que, nos próximos quatro anos, a oposição permita a governação do novo Executivo, através da aprovação de orçamentos.