Está concluído o reforço da vacinação contra a covid-19 dos idosos que residem em lares. O anúncio foi feito esta quarta-feira de manhã pela ministra da Saúde que justifica o elevado número de casos de covid-19 com o impacto das mutações do vírus.
Marta Temido que marcou presença no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança, admitiu aos jornalistas que era expectável um crescimento do número de infeções, com “a libertação de algumas medidas”.
Segundo a governante, durante o mês de junho será também feito o reforço da vacinação à população com mais de 80 anos em ambulatório.
“Estamos também com um plano de resposta para a vacinação no outono que, afinadas algumas questões de comunicação, será apresentado”, acrescentou.
Sobre esta campanha de vacinação, Marta Temido destacou que vai incidir também sobre os mais vulneráveis.
“Eventualmente os mais de 65 anos, coincidindo a vacina da gripe e a vacina da covid 19, e garantindo que as pessoas são protegidas antes de um eventual novo pico, associado a temperaturas adversas”, adiantou.
Relativamente à utilização da máscara, Marta Temido repete que se trata de uma questão de responsabilidade pessoal e explica que o número elevado de novos casos no país, com o impacto das mutações do vírus.
SAIBA MAIS
- Covid-19: frequência da linhagem BA.5 da variante Ómicron continua a aumentar em Portugal
- Doenças entre o medo, interesses e os mass media
- Covid-19: DGS define regras para medicamentos ainda com disponibilidade limitada
- Portugal é o segundo país do mundo com mais novos casos de covid-19