O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, manifestou o seu apoio ao norte-americano Joe Rogan, uma estrela de podcast acusada de espalhar desinformação sobre a covid-19 na plataforma de streaming musical Spotify.
“Não sei o que Joe Rogan pensa de mim ou do meu Governo, mas não importa. Se liberdade de expressão tem algum significado, é que todos podem dizer o que pensam, não importa se concordam ou discordam de nós”, escreveu o chefe de Estado brasileiro, em inglês, na sua conta pessoal no Twitter na noite de quarta-feira.
“Mantenha-se firme! Abraços do Brasil”, concluiu Bolsonaro, que tem mais de 7,2 milhões de seguidores naquela rede social.
– I'm not sure what @joerogan thinks about me or about my government, but it doesn't matter. If freedom of speech means anything, it means that people should be free to say what they think, no matter if they agree or disagree with us. Stand your ground! Hugs from Brazil. 👍
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 3, 2022
O Presidente brasileiro, que constantemente minimizou a pandemia que já matou quase 630 mil pessoas no seu país e criticou as vacinas, viu várias das suas mensagens apagadas nas redes sociais por desinformação.
Em outubro, senadores exigiram, em vão, a suspensão das suas contas no Facebook, Twitter e Instagram, após a publicação de informações falsas sobre o novo coronavírus.
Joe Rogan, 54 anos, é um controverso apresentador norte-americano cujo podcast foi o mais ouvido no Spotify no ano passado.
É acusado de ter desencorajado a vacinação entre os jovens e de ter pressionado pelo uso de um tratamento não autorizado, a ivermectina, contra o coronavírus.
O seu programa “The Joe Rogan experience”, que foi emitido exclusivamente no Spotify desde 2020, tem uma média de 11 milhões de ouvintes por episódio.
No final de janeiro, o cantor Neil Young retirou as suas músicas da plataforma de música em protesto contra o facto de o Spotify ter esse tipo de conteúdo.
A cantora Joni Mitchell também anunciou a retirada dos seus títulos pelo mesmo motivo.
Face às críticas, o Spotify anunciou a introdução de links em todos os seus podcasts evocando a covid-19, que reencaminham os seus utilizadores para informações factuais e de origem científica, mas manteve o podcast de Joe Rogan.
Com LUSA
SAIBA MAIS
- Covid-19: Casa Branca insta Spotify a “fazer mais” para combater desinformação
- Fake News: Spotify vai tomar medidas para combater desinformação sobre covid-19
- Neil Young pede ao Spotify que remova toda a sua música devido a desinformação sobre a covid-19
- Joni Mitchell sai do Spotify contra desinformação sobre a covid-19