Coronavírus

Vacinação contra a covid-19: o apelo do coronel Penha Gonçalves

Em entrevista à SIC Notícias, falou sobre a vacinação das crianças, a adesão ao processo e fez ainda um apelo.

O coordenador do processo de vacinação contra a covid-19, o coronel Penha Gonçalves, explica que, neste momento, o objetivo é vacinar todas as pessoas com mais de 18 anos com a dose de reforço contra a covid-19.  

Nos últimos meses, a prioridade foi vacinar os maiores de 60 anos, devido ao risco associado. 

O coronel Penha Gonçalves destaca agora a “velocidade” em que o processo está a decorrer, sendo possível o autoagendamento da dose de reforço a partir dos 25 anos. 

Sobre a adesão, adianta que não há sinais de diminuição, mas que estão a registar faltas após marcações. O coronel atribui isso à possibilidade de as pessoas ficarem infetadas nessa altura e, portanto, não podem ser vacinadas.  

Perante a situação, faz um apelo às pessoas:  

“Agendem a vacinação e vão o mais depressa possível, porque o desenvolvimento da transmissão é muito grande, neste momento, em Portugal. Quanto mais depressa nos vacinarmos, mais depressa ficamos protegidos.” 

Questionado sobre a vacinação das crianças, Penha Gonçalves diz que pode haver uma “perceção que não é correta” sobre o número de vacinados.  

Cerca de 50% das crianças entre os 5 e os 11 anos estão vacinadas contra a covid-19. O coronel explica que o número não é superior porque o processo de vacinação das crianças está a decorrer em dias específicos, ao contrário das restantes faixas etárias.  

Na entrevista, destaca a “adesão muito boa” nos dias agendados para a primeira dose. Afirma ainda que a expectativa é que essa adesão aumente no início de fevereiro, nos fins de semana dedicados exclusivamente à vacinação das crianças.  

Portugal já administrou 4,5 milhões de doses de reforço contra a COVID-19

Mais de 4,5 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 já foram administradas, em Portugal.  

Os dados, divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, mostram que das 4,5 milhões de pessoas vacinadas, mais de 2 milhões tinham mais de 65 anos.  

A DGS dá conta ainda que 92% das pessoas com mais de 80 anos já foram vacinadas; entre os 70 e os 79 anos, foram 87%.  

Desde o início do processo de vacinação contra a covid-19, foram administradas mais de 20,7 milhões de vacinadas. Perto de 8,8 milhões de pessoas têm a vacinação completa.  

Saiba mais

Últimas