Coronavírus

Linha SNS 24 vai ser reforçada

Terá mais 750 profissionais até ao final da segunda semana de janeiro.

JOSÉ SENA GOULÃO

SIC Notícias

A linha SNS 24, que tem enfrentado dificuldades por causa do aumento da procura com a evolução da pandemia, vai ser reforçada.

Até meados de janeiro vão ser contratados mais 750 profissionais, está prevista a abertura de novos call centers, uma revisão de algoritmos e a adoção de soluções de atendimento automatizado, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Na última semana abriu em Coimbra um novo call center que vai ter 100 profissionais a trabalhar até ao final da semana e 250 até ao final de janeiro. Em Beja também haverá um novo centro de atendimento até à primeira semana de janeiro.

Está previsto um programa de formação e contratação de novos profissionais.

Atualmente estão cerca de 5.000 profissionais a trabalhar no SNS 24, entre enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano. Até ao final da segunda semana de janeiro é esperado que sejam mais 750, o que representa um aumento de 15% nos meios.

Em comunicado os SPMS explicam também que está prevista a "diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha", assim como a "revisão de alguns algoritmos para elevar a sua eficiência".

Outros dos pontos que vai ser melhorado e alargado é o atendimento automatizado, de forma a integrar novas modalidades de entrada e encaminhamento na linha para os seguintes casos:

  • Contactos de alto risco com caso positivo de covid-19, como coabitantes;
  • Contactos de baixo risco com um caso de covid-19;
  • Pessoas com teste PCR, TRAG ou autoteste positivo;
  • Pessoas com teste serológico positivo.

Os SPMS reconhecem que a procura da linha SNS24 "tem vindo a intensificar-se nos últimos dias" e que este crescimento "não mostra sinais de abrandamento, a acompanhar a evolução do contexto pandémico".

"Contamos ter nos próximos dias uma elevação da pressão sobre a linha, pelo que continuaremos a adotar todas as medidas que se venham a revelar necessárias para salvaguardar a qualidade do serviço", refere o comunicado.

Segundo o jornal Público, o centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (linha SNS24) atendeu na segunda-feira mais de 72 mil chamadas, um novo máximo diário.

Últimas