Restaurantes, cafés e pastelarias vão poder estar abertos até às 22:30 a partir de sábado, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro no final do Conselho de Ministros que decidiu eliminar a restrição horária que estava prevista terminar segunda-feira.
"No próximo dia 1 de maio passamos à nova fase [do plano de desconfinamento]", referiu António Costa, detalhando que os restaurantes, cafés e pastelarias "passarão a funcionar, quer durante a semana, quer aos fins de semana, até às 22:30", podendo ter clientes tanto no interior como nas esplanadas.
Com esta nova fase, os limites de pessoas por mesa nestes estabelecimentos aumenta para grupos de seis no interior e de dez pessoas nas esplanadas.
O primeiro-ministro precisou que estas medidas não antecipam em dois dias o plano, antes acertam o calendário com a entrada em vigor da situação de calamidade, que acontece às 00:00 do dia 01 de maio.
Para além dos horários da restauração, António Costa anunciou que entram em vigor no sábado as seguintes medidas:
- Espetáculos culturais até às 20:30;
- Abertura das fronteiras terrestres;
- Casamentos e batizados com 50% de lotação;
- Todas as lojas e centros comerciais podem funcionar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 aos fins de semana e feriados.