Coronavírus

Covid-19. Nova etapa de vacinação arranca no Norte 

Abrangidos maiores de 80 anos, não residentes em lares, e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.

Pedro Nunes

SIC Notícias

A nova fase de vacinação contra a covid-19 arrancou esta quinta-feira no Norte do país, em quatro agrupamentos de centros de saúde: Porto Oriental, Braga, Vila Real e Póvoa de Varzim.

Esta fase começou na quarta-feira em Lisboa e, na próxima semana, arranca nas restas administrações regionais de saúde do país.

Nesta fase, a vacina vai ser administrada a idosos com mais de 80 anos, não residentes em lares, e a pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas. Cerca de 900 mil pessoas estão abrangidas.

A repórter da SIC Márcia Torres acompanhou o processo de vacinação na Póvoa de Varzim, que teve lugar na antiga Escola do Cruzeiro, uma estrutura cedida pela autarquia.

De acordo com a diretora executiva do ACES da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves, esta quinta-feira, serão vacinadas 36 pessoas neste centro e, na sexta-feira, serão 150 os utentes que vão receber a primeira dose da vacina. Ao todo, estão abrangidas cerca de 13 mil pessoas.

Em declarações à SIC, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim explicou a logística da vacinação no município, que inclui também a ida a casa dos idosos que têm dificuldades de mobilidade e não conseguem dirigir-se à escola.

Vacinação em Braga dura oito semanas e abrange mais de 18 mil pessoas

O processo de vacinação em Braga contra a covid-19 dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas a partir dos 50 e com comorbilidades começou esta quinta-feira e vai estender-se pelas próximas oito semanas.

Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Rio, serão abrangidas mais de 18 mil pessoas.

De acordo com a Lusa, as vacinas vão ser administradas no Centro de Saúde de Braga, tendo o município decidido não cobrar o estacionamento à superfície em toda a zona envolvente, junto ao Largo Paulo Orósio, para facilitar o processo.

Nova etapa da vacinação em Vila Real. Utentes de 7 municípios vão à capital de distrito

O agrupamento de centro de saúde do Douro Norte centralizou todo o processo num centro de vacinação, o que vai obrigar à deslocação dos idosos e doentes de sete municípios até à capital de distrito.

No processo de marcação, têm sido convocadas pessoas que já tomaram a vacina ou estiveram infetadas. A falta de cruzamento de dados está também a ser trabalhada.

Em oito semanas deverão ser vacinas 12.800 pessoas de sete municípios.

Nova etapa da vacinação. Utentes têm de esperar marcação da vacina por SMS

Nesta nova fase, as autoridades apelam aos utentes para que fiquem à espera, porque irão ser contactados com a marcação do dia, hora e local da vacinação.

Centros de saúde vão contactar por telefone quem não responder às mensagens.

A idade será cruzada com registo de problemas de saúde, que define ordem da lista, e quem tenha apenas médico no privado precisa de uma declaração do clínico.

A vacinação acontecerá em espaços amplos, como pavilhões.

Vacinação indevida. Costa defende que quem não cumpre regras deve ser punido

O primeiro-ministro defendeu na quarta-feira que devem ser punidos os casos de abuso e incumprimento das regras de prioridade da vacinação contra a covid-19.

António Costa visitou, com a ministra da Saúde, a Unidade de Saúde Familiar de Alvalade, em Lisboa, para assinalar o arranque da nova fase do processo de vacinação nos centros de saúde.

O primeiro-ministro avisou ainda que os próximos dois meses vão ser muito exigentes e deixa um apelo à calma de todos os que continuam à espera de vez.

Últimas