Vários pacientes que receberam alta semanas depois de terem sido infetados pelo novo coronavírus estão a testar positivo novamente para o Covid-19 depois de terem recuperado. Na quarta-feira, a autarquia de Osaka, no Japão, afirmou que as análises de uma guia turística deram positivo para o coronavírus pela segunda vez.
A Comissão Nacional de Saúde da China informou que, nestes segundos casos, os pacientes não foram considerados infeciosos, isto é, não transmitem o vírus a outras pessoas.
Os especialistas dizem que estas situações podem ser explicadas de várias formas, nomeadamente os pacientes não desenvolverem imunidade ao coronavírus ou até uma discrepância na forma como estão a ser realizados os testes.
Na China, para receberam alta, os doentes têm de testar negativo ao coronavírus, apresentar zero sintomas e zero anormalidades nos raio-X.
Song Tie, vice-diretor do Centro de Controlo de Doenças na província chinesa de Guangdong explicou na quarta-feira que cerca de 14% dos pacientes que receberam alta hospitalar naquela área obtiveram resultados positivos e regressaram ao hospital.
“Pelo que percebemos, depois de alguém ser infetado por este tipo de vírus produz anticorpos e deixa de ser contagioso”, cita a Reuters.
Mais de 36 mil infetados pelo coronavírus já receberam alta na China, o que representa cerca de 46% dos casos totais.
Veja também: